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Dúvidas Sobre Sinistro

Sinistro

O que é Sinistro?

Sinistro é o termo utilizado para definir em qualquer ramo ou carteira de seguro, o acontecimento de evento previsto no contrato de seguro. É a materialização do risco.

Como Devo Proceder em Caso de Sinistro?

O segurado/beneficiário deverá avisar imediatamente a Seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro constante do site, e apresentar a documentação necessária definida nas condições gerais do seguro.

O Que é Regulação de Sinistro?

Após o envio do aviso de sinistro por parte do segurado, a Seguradora passará a averiguar os fatos inerentes ao evento informado por meio de um procedimento de regulação, que analisará os fatos, causas e demais circunstâncias relacionadas ao referido evento. Ao fim de tal procedimento, será elaborado um parecer, que pode ser favorável à concessão da indenização ao segurado, ou revelar, de forma justificada, que a pretendida indenização foi negada por ausência de cobertura do seguro.

O Que é Limite Máximo de Indenização?

É o mesmo que importância segurada, ou seja, o limite máximo de indenização representado por cada uma das coberturas contratadas pelo segurado. Trata-se do valor máximo a ser recebido em caso de um sinistro amparado pela respectiva cobertura.

O segurado/beneficiário deverá estar atento, em cada cobertura, ao valor estipulado para o limite máximo de indenização, pois, dependendo da forma de contratação do seguro e da existência de franquia, isso poderá acarretar o recebimento parcial dos prejuízos efetivamente comprovados.

O Que é Concorrência de Apólices?

Na ocorrência de sinistro em que os bens segurados estiverem garantidos, simultaneamente, por mais de uma apólice, cobrindo o mesmo risco aplica-se a cláusula de concorrência de apólices, que tem por objetivo resolver como cada apólice contribuirá para a indenização dos prejuízos.

É importante lembrar que o segurado que quiser fazer um novo contrato sobre os mesmos bens já garantidos por outra apólice deverá comunicar sua intenção, previamente, a todas as seguradoras envolvidas, sob pena de perda de direito.

Qual o Prazo para Receber Indenização?

A liquidação dos sinistros deverá ser feita no prazo de até 30 dias, contado a partir da entrega do último documento apresentado pelo segurado ou beneficiário(s) ou solicitado, de forma complementar, pela Seguradora.

A contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos, voltando a correr a partir do dia útil subsequente àquele em que forem completamente atendidas as exigências apresentadas pela Seguradora para regular o sinistro.

É essencial que o segurado ou beneficiário solicite à Seguradora o devido protocolo que identifique a data do recebimento do aviso de sinistro e respectivos documentos.

Caso não tenha encontrado respostas às suas dúvidas, por favor, preencha o formulário abaixo que retornaremos brevemente.

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