Fator Seguradora

Fator Seguradora Inova no Ramo de Responsabilidade Civil

Criado em 04 jun 2020

Com atuação em três três torres: Garantias (seguro garantia e seguro fiança locatícia), Engenharia (riscos de engenharia, riscos patrimoniais e RD Equipamentos) e Responsabilidades (Responsabilidade Civil Geral, Responsabilidade Civil Profissional e D&O), a Fator Seguradora está ampliando e inovando o seu portfólio.

Ela será pioneira ao possibilitar que, em uma única apólice, o segurado tenha cobertura em três modalidades de responsabilidade civil. “Nós desenvolvemos um produto novo para atender os riscos de responsabilidade civil do cliente. Vamos vender o produto de E&O junto ao de RC Geral secundário e também o D&O”, afirma Thabata Najdek, gerente de responsabilidade civil da seguradora.

Ela explica que não se tratam de coberturas acessórias e que o novo produto tem como objetivo contemplar vários riscos do segurado, evitando, assim, que ele fique sem cobertura no caso de um sinistro. “Justamente para ele não se ver na situação de ter um sinistro declinado por imaginar que tinha a cobertura no ramo que contratou”.

Além disso, uma única apólice significa uma única renovação, o que também é uma facilidade para o corretor. “O objetivo é vender os três produtos juntos, ou principalmente o RC Geral e o E&O, e o D&O quando for pertinente”, diz Thabata Najdek, acrescentando que os produtos foram lançados em abril, protocolados na Susep e no aguardo de autorização. “Por enquanto, as apólices serão separadas e quando tivermos a autorização elas serão unificadas”, explica.

Atividades

O novo produto da Fator Seguradora abrange uma série de atividades (ver Box), incluindo riscos médicos, sendo que o maior diferencial, segundo Thabata Najdek, é o seguro para veterinários. “O nosso produto é o único do mercado que inclui a cobertura por falha profissional e o RC Geral. O certo é contratar os dois ramos para não haver exclusão de coberturas, pois o risco do do banho e tosa é RC Geral e a clínica, E&O”, exemplifica.

O produto é também uma grande oportunidade para os corretores de seguros devido à sua abrangência. São mais de 33,5 mil pet shops no Brasil, desde pequenos empreendimentos até as grandes redes, além de clínicas e hospitais. O Brasil só fica atrás dos Estados Unidos quando o assunto é população de cães e gatos. “Nós também lançamos este produto para farmácias, porque para eles é um diferencial cobrir o E&O junto ao RC Geral”, acrescenta a executiva.

RD Equipamento

Na torre de Engenharia da Fator Seguradora, a mais recente novidade foi o lançamento do RD Equipamentos, também em abril deste ano. Richard Mendes Leone, superintendente de riscos de engenharia e property, conta que o foco são os equipamentos da linha amarela (máquinas para construção) e equipamentos comerciais e industriais, incluindo hospitalares.

Segundo ele, “o nosso seguro abrange equipamentos em geral. Hoje há poucas seguradoras que oferecem este produto, e nós só não atuaremos no ramo agrícola. Nós vamos trabalhar somente com o ramo 71”, informa, acrescentando que as primeiras apólices já foram emitidas.

Vertentes

De maneira geral, Luciana Natividade Motta de Sousa, diretora comercial da Fator Seguradora, especifica que no tocante aos seguros de responsabilidade civil as novidades da companhia se dividem em duas vertentes: “a ampliação das atividades profissionais que podem ser seguradas com o nosso produto, antes focado em engenheiros, arquitetos e advogados, e a junção dos seguros de responsabilidades”, pontua.

Ela lembra que a Fator é uma seguradora que nasceu com o seguro garantia, que sempre foi o seu core business, mas que há alguns anos o foco tem sido ampliar o portfólio. “Nós adoramos o garantia, mas o nosso objetivo é reforçar a nossa atuação em outros ramos, de forma que no portfólio geral da companhia não tenha tanto a participação do garantia quanto foi no passado. Até porque existe uma sinergia entre os produtos”, explica.

Segundo ela, muitos clientes consumidores do garantia também têm potencial para contratarem o RC Geral e o E&O, o risco de engenharia e o RD Equipamentos. “Nós estamos reforçando a nossa equipe e aumentamos o nosso portfólio de produtos justamente para mostrar aos nossos parceiros corretores que eles podem contar com soluções da Fator também em outros ramos”.

Para mostrar aos corretores as novidades da Fator, a companhia realizou em maio um treinamento em São Paulo e, em junho, o realizará no Rio de Janeiro (RJ) e em Curitiba (PR). “Também estamos informando à nossa base de corretores sobre os novos produtos por e-mail marketing, material de divulgação e inserções em algumas revistas”, comenta Luciana Natividade.

Os corretores contam com canais de atendimento para cada uma das três torres de negócios: [email protected]; [email protected] e [email protected] E, em breve, eles terão ferramentas de contratação online. “Nós desenvolvemos um portal para o corretor, no qual atualmente permite apenas o cadastramento das corretoras. A ideia é que ele também passe a fazer contratações online. Provavelmente, disponibilizaremos incialmente o serviço para o E&O, depois o D&O e outras linhas de negócios”, prevê a executiva.

Experiência para isso a Fator já tem. No final do ano passado, por exemplo, a companhia disponibilizou a contratação digital para advogados credenciados pela OAB. “Essa foi nossa primeira experiência online que está passando por um processo de melhorias. É o nosso primeiro case de aprendizado digital e nós queremos aproveitar esta experiência”, revela Luciana Natividade.

Oportunidades

Thabata Najdek avalia que o desafio atual do mercado é a questão da taxa, pelo excesso de capacidade desde a abertura do mercado ressegurador. “As taxas estão muito baixas, não compatíveis com os riscos. Assim, é preciso nos reinventarmos para termos prêmio técnico. Por isso, lançamos produtos como o da junção do E&O e do RC, que podem ser vendidos para o cliente que já tem o seguro garantia”, explica.

Para complementar, Luciana Natividade comenta que há também muitas oportunidades com a expansão das atividades cobertas pela companhia, “com soluções que não são atendidos pelo mercado segurador”, especifica. E, tanto na área de responsabilidades civil como na de engenharia, incluindo riscos de engenharia, RC Obras e RD Equipamentos, há um universo a ser explorado.

“Há poucas seguradoras atuando com RD Equipamentos de modo que com a retomada dos projetos de infraestrutura muitas oportunidades se abrirão no risco de engenharia, seguros de responsabilidade civil e RD Equipamentos”, conclui.

RD Equipamentos

Equipamentos Cinematográficos, Fotográficos, de Imagem, de Som e Instrumentos Musicais;
Equipamentos Eletrônicos;
Equipamentos em Exposição e/ou Demonstração;
Equipamentos Estacionários;
Equipamentos Móveis;
Equipamentos Portáteis,
Equipamentos de Precisão.

Quer acessar o link da matéria na íntegra? Clique Aqui.

  • Loading...