Escolhas Inteligentes em Tempos de Incertezas – Gustavo Cerbasi
Criado em 17 jun 2020 • Fator Seguradora
O convidado para a live “Escolhas Inteligentes em Tempos de Incertezas”, realizada em 16 de junho, foi Gustavo Cerbasi, que também contou com as participações dos executivos da Fator Seguradora: Luís Eduardo Assis, CEO, Emerson Bueno, diretor comercial, e de Alisson Guirao, superintendente comercial.
Cerbasi expôs algumas reflexões para que os espectadores tenham um melhor planejamento financeiro e disse que a pandemia naturalmente está fazendo isso com as pessoas. “Ela nos trouxe uma parada obrigatória, uma mudança na forma de vivermos e todos de alguma forma tiveram que adaptar suas rotinas. Para alguns houve impacto na renda, para outros na renda e no consumo, e outros tiveram que rever seus planos”.
Independentemente da pandemia, nas contas pessoais ele comentou que muitos acham que o desequilíbrio está em consumir demais e ganhar de menos, quando o caixa em baixa muitas vezes não foi consumido. “É um custo de capital pela dívida, como o uso recorrente de limites (cheque especial e cartão de crédito), o que é falha no controle de caixa e também dinheiro parado é custo”.
Outro ponto colocado por ele é que uma dívida não é um problema, mas uma solução para resolver algo, pois a pessoa tem crédito. Porém, ela se torna um problema quando foge do controle. “O ideal é que o orçamento seja resiliente e ter resiliência é comprando menos a prazo e ter um custo menor com as dívidas fixas”. Como exemplo, ele mencionou mudar de moradia ou trocar o carro por um mais barato, que tenha um custo menor, como o do IPVA.
Como lição, ele disse que o segredo para uma vida mais rica é ter uma vida mais simples e isso não significa uma vida mais pobre. Mas sim, ter uma ordem adequada nas escolhas. “Geralmente, as pessoas se baseiam na renda para escolherem o seu estilo de vida. O erro é sermos otimistas no ganho que teremos e no nosso consumo. As pessoas olham para o orçamento enxergando apenas o básico e se esquecem que a vida envolve eventos”.
Seguros – A orientação de Cerbasi é ter um projeto e se envolver nele. “Tenha um projeto que você vai aprender ao logo do processo, como por exemplo, investir em previdência (complementar)”. E entrando no tema seguros, ele fez uma análise de como entram os seguros na vida das pessoas.
“O seguro do carro faz parte da compra do bem, o que não é diferente para a moradia e nem para os equipamentos profissionais, como para o computador e para o notebook. Normalmente, o seguro não custa muito na vida da pessoa, se a contratação começar cedo. Mas geralmente, elas pensam em proteção quando chega o primeiro filho. Nesse momento, contratam o seguro de vida”.
É nessa hora que elas se preocupam em ter uma reserva de emergência, segundo ele, de seis a oito meses para poderem lidar com imprevistos e com oportunidades. “Depois, elas começam a pensar em uma garantia futura, como um plano de previdência, e em um terceiro momento, em alocar investimentos de acordo com o grau de risco, como em fundo de ações”.
Em momentos de crise, Cerbasi comentou que por mais que o patrimônio encolha, ele será reorganizado pelo gestor da carteira de investimento. “Esse processo de mudança traz ganhos e quem faz isso muito bem são os gestores da carteira de previdência. Basta avaliar que os investidores arrojados sempre superam os conservadores”.
Quer acessar o link da matéria na íntegra? Clique Aqui.